Vai emprestar seu carro? Saiba que cuidados tomar! Precisa tomar alguns cuidados para que não seja prejudicado em caso de eventualidades.
Se você tem carro, sabe que sempre pode surgir uma emergência e um amigo pode precisar de uma carona ou dele emprestado, mas e, nessas horas, você empresta? Se a sua resposta foi sim, precisa tomar algumas medidas para que não sofra as consequências depois.
É lógico que ninguém está dizendo para desconfiar do amigo ou não deixar que ele pegue o carro, afinal, isso vai de cada um e aquela famoso ditado diz apenas que “Amigos…amigos, negócios à parte”, mas isso não inclui os carros, né?
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
Mas por que se preocupar tanto, já que se acontecer alguma coisa, seu amigo pode pagar o conserto do veículo? Simplesmente porque nem tudo se resume a um arranhão ou acidente. Veja só…
O que fazer antes de emprestar o carro para alguém
Ao emprestar o veículo é preciso também emprestar o documento porque, caso ele seja parado em uma blitz, será preciso comprovar que ele tem procedência. Ao fazer isso, você permite que a pessoa possa ir para aonde quiser com o seu carro, então vale aqui conversar certinho com a pessoa e delimitar bem o lugar onde ela irá.
Outro ponto importante a verificar é se a pessoa possui habilitação, porque, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ninguém pode dirigir um veículo automotor sem esse documento. Imagine se empresta o carro para alguém que não é habilitado? Além de ter o veículo apreendido, ainda poderá responder judicialmente por isso. Vale lembrar ainda que não adianta a pessoa ter apenas uma habilitação, ela precisa estar válida, pois, se o documento estiver vencido há mais de 30 dias, é a mesma coisa que não ter.
A pessoa que vai pegar o carro emprestado deve ser prudente ao volante para não cometer infrações de trânsito, afinal, depois as multas virão para você. Aliás, vale a pena você ainda falar pra ela ficar atenta a algumas multas estranhas que também podem chegar em sua casa depois. Mas, o principal é que ela dirija corretamente para não se envolver em acidentes porque não será somente o carro danificado, mas podem ter pessoas feridas nesse caso.
É importante ressaltar que, se a pessoa cometer alguma infração ou algum ato em desacordo com a lei, o proprietário do veículo pode ser responsabilizado, por consentir o uso de veículo. Por isso, só empreste o carro para quem realmente confia e para pequenas distâncias. Para viagens ou períodos longos, sugira ao amigo que alugue um veículo, pois melhor não emprestar o carro do que depois perder uma amizade.
E como fica o seguro auto no caso de emprestar o carro?
Quem tem seguro automotivo deve lembrar que há uma apólice na qual estão discriminadas todas as coberturas do veículo. Ao preencher o questionário para aderir ao seguro, é necessário informar quem dirige o veículo e, nesse caso, o amigo para quem emprestou o carro pode não estar incluso.
Se acontecer algum sinistro enquanto a pessoa estiver dirigindo, é preciso verificar as condições para somente assim saber se o seguro cobrirá. Normalmente, na apólice está discriminada a cobertura para sinistro que envolvam outros condutores, desde que isso não seja regular. Isso quer dizer que, se seu amigo pega o carro uma vez ou outra, o seguro cobre, porém se ele usa o carro, por exemplo, toda quarta-feira à noite, isso já é uma regularidade e, se ele não foi informado no questionário, a seguradora pode se recusar a pagar.
Outro ponto de atenção é que, além de verificar quem era o motorista, a seguradora também vai exigir os documentos dele, por isso, mais uma vez se lembre da importância da habilitação válida. O estado do condutor também será verificado. Caso ele tenha consumido álcool ou outros entorpecentes, o seguro também será negado.
Então, se quer evitar dores de cabeça ao emprestar seu carro, previna-se e fique atento a todos esses pontos.
Você já ficava atento a isso antes de emprestar o carro ou já teve alguma situação chata por ter emprestado o veículo? Compartilhe para ajudar mais pessoas que querem emprestar o carro para alguém.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878




7 Comentários
Minha ex esposa me emprestou o carro para eu ficar até comprar outro, só que ela tem o aplicativo no celular dela do documento digital. Gostaria de saber, mesmo ela tendo documento digital eu também consigo porque ela me mandou tudo pelo WhatsApp, caso eu for parada em uma blitz não tem problema, o carro está em dia tudo certo e eu tenho habilitação?
Olá, Luis!
Por favor, entre em contato com o Detran da sua região para tirar suas dúvidas.
SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
Atenciosamente,
Equipe Seguro Auto
Então é complicado. Emprestar. Emprestei. Para alguém habilitado tudo certo. Uma moto, bateu no carro e caiu encima de uma senhorinha, que empurrava uma carroça. O meu amigo tomou todas as providências. Chamou autoridades. Veio ambulância. Graças a D’us ela apenas caiu mas não afetou em nada sua saúde. O Genro ligou e pediu dinheiro e entrou com processo. Eu o dono do carro tive que pagar 25 mil reais. Na primeira audiência o Juiz pediu avaliação de saúde. Mas o advogado que contratamos, não acompanhou como deveria e não fui informado da outra audiência. E deu revelia acho que é assim que diz. Moral da história eu que fiquei responsável pelo acidente com vítima. Mesmo sendo provado que o motorista era outra pessoa e habilitada para tal. Acho melhor quando alguém pedir o carro amarelar na hora do que avermelhar depois.
Meu amigo inabilitado pegou o carro do pai dele e levou uma multa, eu estava junto e sou habilitado mais eu estava embriagado e não dirigi. Tinha 2 testemunhas de que eu só estava dormindo no banco de tras. Eles podem jogar tudo nas minhas costas ? Como me defender ?
Olá, G!
Sempre que houver um acidente o mais indicado é fazer um boletim de ocorrência, tentar juntar testemunhas e tentar fazer um acordo amigável entre as partes. Caso a situação suposta aconteça, você deverá entrar em contato direto com um advogado para que ele possa orientá-lo.
Atenciosamente,
Equipe Seguro Auto
Muito interessante!! É de muita responsabilidade emprestar um veículo à alguém!! Sendo amigo ou não! Já fui prejudicado por isso!
Olá, Antônio Carlos!
Obrigada por comentar e contribuir com os nossos leitores.
Atenciosamente,
Equipe Seguro Auto